- Área: 190 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Mauricio Fuertes
-
Fabricantes: Cosentino, Egoin, Franke, J. Salguero, Matimex, Mitsubishi Electric, Roca, VIVES CERAMICA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está situado em uma rua semi-pedonal onde novas edificações convivem com antigas casas entre empenas.
O terreno é definido por uma longa fachada de 11 metros e um pátio na parte posterior.
No térreo está localizada a zona diurna e o estacionamento. O hall conecta a escada em forma de "U" com a entrada da sala de estar. A sala de jantar- cozinha é iluminada e ventilada em ambas fachadas e forma um único espaço com jardim interior.
No primeiro pavimento estão localizados os espaços noturnos com os dormitórios e o estúdio que, por sua vez, se separa do corredor e da escada por meio de um guarda-corpo de vidro. O restante dos ambientes se organiza ao redor de um corredor central.
A estrutura e os fechamentos da casa foram construídos em sua totalidade com madeira laminada que está aparente no interior, tanto em paredes como em pisos e tetos. As paredes não estruturais são feitas com MDF e gesso acartonado.
O interior da residência é protegido com isolamento de lã de rocha e uma camada de argamassa, além das esquadrias de alumínio que não requerem manutenção.
Os sistemas de ar-condicionado e água quente são produzidos com aquecimento aerotérmico que otimiza o uso da bomba de calor para atender às demandas necessárias.Estas instalações estão escondidas em falsos tetos estrategicamente colocados para cobrir o mínimo possível a estrutura de madeira.
Desta forma, os critérios construtivos, as necessidades estruturais e de instalação geram uma composição de tons de madeira, branco e cinza escuro tanto no interior quanto no exterior.